Pular para o conteúdo principal

Servidor Web Apache, PHP, MySQL e PhpMyAdmin

Boa tarde galera!

Neste post, vamos aprender como instalar e configurar o Apache2, PHP5, MySQL e o PhpMyAdmin no Debian 6 Squeeze.

 

Para isso vamos instalar o Debian 6 com os recursos básicos e executar o script de configuração inicial.


Bom vamos começar:


Logue em seu servidor e crie o seguinte diretório:

# cd
/
# mkdir scripts
# cd /scripts


Agora realize o download do script de configuração inicial do Debian 6 Squeeze:

# wget
http://heanet.dl.sourceforge.net/project/confsqueeze/Config-Inicial-Squeeze.sh

Agora de permissão de execução no script e depois vamos executá-lo:

# chmod
+x Config-Inicial-Squeeze.sh

# ./Config-Inicial-Squeeze.sh -i


Siga os passos exigidos pelo script.

Seu servidor será reiniciado.


Bom agora vamos trabalhar um pouco.


Com o script de Configuração Inicial do Debian 6 instalado, vamos começar a configuração do Apache2, PHP5, MySQL e PhpMyAdmin.

Instalando o Apache2:

# apt-get install apache2


Verifique no seu browser o funcionamento do Apache pelo endereço http://IP-DO-SERVIDOR/, você deve ver a mensagem "Trabalhando" ou "Its work".



Por padrão a pasta onde ficam alocados os sites no seu servidor é "/var/www/".


Instalando o PHP5:

# apt-get
install php5


Por padrão quando instalamos o "PHP5", junto é instalado o pacote: "libapache2-mod-php5", para que o Apache reconheça páginas ".php".

Reinicie o serviço do Apache para que estas alterações sejam reconhecidas.

# /etc/init.d/apache2
restart


Vamos instalar alguns pacotes adicionais para que seu servidor web fique ainda mais completo:


* php5-mhash
(mhash é uma biblioteca que provê uma interface com um grande número de algoritmos de hash. Um exemplo comum de algoritmo hash é o MD5, que cria um número a partir de um arquivo, para posterior verificação de autenticidade das cópias deste arquivo.)

* php5-odbc (Graças ao ODBC, se tornou possível a aplicações escritas em linguagens diferentes utilizar a mesma lógica para interagir com bancos de diferentes fornecedores.)

* php-pear (Repositório de extensões e Aplicações PHP)

 
# apt-get install php5-mhash php5-odbc php-pear


Agora os cabeçalhos e os módulos para o PHP5:

# apt-get
install libpq-dev


O módulo userdir é o que habilita um usuário ter seu site dentro da sua pasta pessoal. É interessante a habilitação deste módulo no Apache. Mas aqui se torna opcional.

# a2enmod userdir
# /etc/init.d/apache2
force-reload


Agora vamos instalar a ferramenta de banco de dados MySQL e o sistema de administração web, o Phpmyadmin:

# apt-get
install mysql-server mysql-client phpmyadmin


Você pode acessar o MySQL pela linha de comando do Linux ou pelo browser.

* Linha de comando:
# mysql
-p
Entre com a senha do root.

* Browser:
http://IP-DO-SERVIDOR/phpmyadmin

Entre com usuário root e a senha.


Tela de login do PhpMyAdmin:



Tela de administração do MySQL pelo PhpMyAdmin:





Pronto, seu servidor Web está configurado.

Para um servidor mais completo com E-mail, e DNS aguarde os próximos posts.


Se você tem alguma solução para servidores Linux, scripts, ou dúvidas entre em contato conosco.


Abraços,

Fábio Vieira
System and Network Admin Linux and Windows

E-mail: ensinalinux@gmail.com
Tel.: (41) 9893-8701


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhando com Raid via Software no Debian / Ubuntu

Redundant Array of Independent Drives , também denominado Redundant Array of Inexpensive Drives , mais conhecido como simplesmente RAID ou ainda em português: Conjunto Redundante de Discos Independentes ou também Conjunto Redundante de Discos Econômicos ou ainda Arranjo Redundante de Discos Independentes, é um meio de se criar um sub-sistema de armazenamento composto por vários discos individuais, com a finalidade de ganhar segurança e desempenho. Popularmente, RAID seriam dois ou mais discos (por exemplo, HD ou disco rígido) trabalhando simultaneamente para um mesmo fim, por exemplo, citando o exemplo de RAID -1 logo abaixo, serviria como um espelhamento simples, rápido e confiável entre dois discos, para fazer o backup de um disco em outro. Apesar do RAID oferecer segurança e confiabilidade na adição de redundância e evitar falhas dos discos, o RAID não protege contra falhas de energia ou erros de operação. Falhas de energia, código errado de núcleo ou erros o

Códigos de Status do Squid

Boa tarde galera, Muitos trabalham com servidores proxy usando squid e várias vezes temos que analisar os logs de acesso para tentar entender o que está acontecendo. Todos que já viram um log do squid conseguem identificar o site acessado, o usuário ou mesmo se o acesso foi bem sucedido ou não, contudo há alguns códigos que chamam a atenção. Veja um trecho de um log do squid a seguir: 1199263171.923    285 192.168.254.12 TCP_DENIED/403 1503 GET http://www.menshealth.com/media/images/cma/dec04_lust5_200x200.jpg jose NONE/- text/html 1199263176.363    302 192.168.254.15 TCP_MISS/000 0 GET http://www.google.com.br/carlos DIRECT/74.125.47.147 - 1199263176.379      0 192.168.254.15 TCP_DENIED/407 2033 GET http://www.folha.uol.com.br/folha/common.css - NONE/- text/html 1199263176.439     58 192.168.254.15 TCP_IMS_HIT/200 32356 GET http://www.folha.uol.com.br/folha/common.css carlos NONE/- text/css Nesses logs podemos identificar que o usuário “jose” teve seu acesso negado ao site menshealth.

Servidor OpenVPN para Multiplas Conexões

VPN no Linux Ubuntu/Debian com OpenVPN - Multiusuários Esse é um exemplo totalmente prático para implementação de uma segurança a mais para qualquer tipo de rede, usando o OpenVPN como uma solução simples, segura e um benefício a mais para interligação de redes distantes, sendo estas, localizadas na internet. Quando iniciei meu primeiro projeto de VPN (uns 2 anos atrás), me deparei com algumas ferramentas disponíveis para atender tal serviço. Como as coisas sempre aparecem e tem que ser executadas de última hora, resolvi sem muito planejamento e estudo utilizar a ferramenta OpenVPN. Esse artigo tem como objetivo mostrar de forma rápida e simples a configuração de uma VPN baseada em Linux utilizando o OpenVPN como ferramenta, sendo que este é um software estável, simples de configurar, além de ser um projeto que está sempre em desenvolvimento. Utilizaremos como ferramentas os aplicativos OpenVPN, para gerenciamento da rede virtual, tanto para os Servidores e Cliente, o OpenSSL p